Delta do Parnaíba – PI

Passeio pelo Delta do Parnaíba – PI

Chegamos ontem à noite em Luís Corrêa, cidade vizinha a Parnaíba, e já marcamos para fazer o passeio pelo Delta para hoje de manhã. Já tínhamos ouvido tanto falar sobre a região do Delta, que estávamos muito ansiosos e curiosos.

Chegando ao Porto das Balsas, notamos que o nosso barco sairia lotado de gente. E, já na primeira curva do rio, o forró rolava muito alto. Por essas e outras, a nossa ansiedade estava se transformando em decepção.

O Rio Parnaíba, um dos mais importantes da região, já foi muito maltratado: hoje ele está assoreado e, em alguns trechos, não é mais possível a navegação de barcos com grande calado. Principalmente próximo à cidade, o mangue foi retirado para o plantio de arroz.

Não há muitos atrativos pelo caminho e vê-se pouca fauna. E, por isso, a maior diversão foi fotografar os pequenos barcos de pescadores que passavam por nós. Gastamos rolos e rolos de filme com as jangadas de velas coloridas.

Na foz do rio (ou melhor, em uma delas, pois o Rio Parnaíba deságua no mar em 5 pontos diferentes), paramos para tomar um banho; mas a água do mar era tão turva, que nem dava vontade de ficar muito tempo por ali. É claro que ali o volume da música foi aumentado para que o pessoal pudesse se “divertir” mai.

No passeio, conhecemos o Geraldo, que também tem uma Defender 90 e já tinha ouvido falar de nós quando passou pelo Jalapão. Trocamos muitas informações, porque ele tinha acabado de voltar dos Lençóis Maranhenses, nossa próxima parada. FINALMENTE!!!

Compras em Parnaíba e Cuidados especiais com o Jeep
Hoje foi um dia calmo, destinado a resolver algumas coisinhas e a dar um trato na Land Rover, que não via um bom banho há mais de um mês. A lavagem, mais do que minuciosa, durou mais que 4 horas com direito a polimento e a pincelzinho para tirar a areia mais difícil. Ficou um luxo!!!

À tarde, ainda aproveitamos para conhecer algumas praias do litoral do Piauí, que tem apenas 62 km. Fomos até a Praia de Macapá e depois ficamos curtindo o pôr-do-sol na Praia de Carnaubinha.

Resumindo: nosso passeio pelo litoral do Piauí e pelo Delta do Parnaíba foi fraquinho, nada comparado com o que vimos no interior do Estado: a secura da caatinga na Serra da Capivara, a paisagem ainda selvagem da Serra das Confusões e as formações exóticas em Sete Cidades.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
EnglishPortuguese