O Parque Estadual do Turvo foi o primeiro parque criado no Rio Grande do Sul (1947) e a sua principal atração é o Salto do Yucumã, a maior queda longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão. O Parque tem uma área de 17.491 hectares e fica às margens do rio Uruguai. O Salto fica, na realidade, em solo argentino, mas são os brasileiros que têm o privilégio de se deslumbrar com suas quedas, que aparecem de acordo com as cheias do rio.
É o último reduto da onça-pintada no Estado do Rio Grande do Sul, abrigando também outros animais ameaçados de extinção como o puma, a anta e o cateto. Mais de duzentas espécies de aves também fizeram do Parque do Turvo a sua morada, como o pica-pau-rei.
TRILHAS
Trilha 1: trilha fácil que inicia no estacionamento e segue pelo meio da mata até chegar ao leito do rio (cerca de 250 m). Caminhando-se mais 150 metros em meio a pedras de rocha basáltica, chega-se à beira da fenda, onde corre o rio Uruguai.
Trilha 2: trilha também fácil que chega próximo ao início das quedas. A trilha começa ao lado da churrasqueira coberta, desce um pequeno barranco no meio da mata até encontrar o leito do rio (200 m). Para chegar junto às quedas, percorre-se cerca de 60 metros por dentro do rio; mas não se assuste, pois na época da seca o nível do rio é bem baixo.
Horário de Funcionamento do Parque:
De quinta a segunda, abre das 8:00 horas as 17:00 horas (entrada permitida até as 15 horas).
Portaria do Parque Estadual do Turvo: Tel (55) 99918-3006
O agendamento e pagamento dos ingressos, para visitação ao Parque Estadual do Turvo – Salto do Yucumã, estão sendo feitos de forma on-line. Para realizá-los, basta acessar: www.turismoderrubadas.com.br , clicar em “Agende sua visita”, leia as informações e clique no “Agendamento Online – CLIQUE AQUI ”.
Após ler o Termo de Responsabilidade e preencher os dados, será gerado o relatório de dados do agendamento, que informa o Pagamento por PIX para a chave CNPJ 94442282000120. O pagamento dos ingressos também pode ser feito por depósito na conta Banrisul – Agencia 1091 – Conta 0419282806 – CNPJ 94442282000120
Após o pagamento, o comprovante deve ser enviado pelo WhatsApp da Monitoria do Parque – (55) 9 9918-3006. Através deste número também é possível sanar qualquer dúvida em relação às visitações e visibilidade das quedas.
Dicas:
* Chegue ao parque antes das 14:30 horas, pois o estacionamento fica a 15 km da portaria, necessitando-se de 30 minutos para percorrê-los (vel. máx 40 km/h). Dali, a caminhada até o Salto leva mais uns 15 minutos. Programe a sua saída: como o Parque fecha as 17 horas, você deve sair do estacionamento às 16:30.
* A melhor época de visitação é de Novembro a Abril, quando as águas estão mais baixas, já que nos meses de inverno as cheias fazem subir o nível do rio, cobrindo a visão das quedas.
* Existe um boa estrutura no Parque com churrasqueiras cobertas, mesas e dois banheiros. No entanto, leve água e lanche, pois não existem bares no Parque.
* Não tome banho junto às quedas, pois a correnteza é muito forte e perigosa. A fenda que forma o canal tem a profundidade de 90 metros.
* Se quiser se refrescar, siga mais acima à direita das quedas, onde o rio é mais largo e raso (ver trilha 2).
* Passeios de bote pelo rio Uruguai e por dentro da fenda no Salto do Yucumã são feitos somente pelo lado Argentino.
* Não é permitido acampar no Parque.
Existe um camping ao lado da estrada em direção a Derrubadas.
* Alerta: existe um projeto de construção da barragem hidroelétrica do Roncador, no Rio Uruguai: 25% do parque ficarão debaixo d’água. Se este projeto for adiante, lamentavelmente o Salto do Yucumã desaparecerá.
Como Chegar:
De Porto Alegre, siga em direção a Carazinho – Sarandi – Seberi. 15 km após Seberi, e antes de chegar em Frederico Westphalen, tome o acesso a Palmitinho. São 16 km até Palmitinho e mais 27 km até Tenente Portela.
De Tenente Portela a Derrubadas são 15 km.
De Derrubadas até a portaria do Parque são mais 4 km.
Da portaria até o Salto do Yucumã são mais 15 km.
De Tenente Portela até o Salto do Yucumã são 6 km de estrada asfaltada e mais 28 km de estrada de terra cascalhada, mas em boas condições.
Distâncias:
Porto Alegre – Salto do Yucumã: 487 km.
Tenente Portela – Foz Iguaçu via Porto Soberbo e Agentina: 350 km.
Tenente Portela – Santo Ângelo: 175 km e mais 30 km até São Miguel das Missões.
Tenente Portela – Foz do Iguaçu: 500 km (via Frederico Westphalen – São Miguel do Oeste – Dionísio Cerqueira e Eldorado, na Argentina.)
Onde Ficar:
Derrubadas
BALNEÁRIO MARTENS – www.balneariomartens.com.br
À 07 km do Parque Estadual do Turvo, o Balneário Martens dispõe de atrativos para toda a família.
BALNEÁRIO PARQUE DAS FONTES – www.balnearioanklam.com.br
Localizado à 800 metros da cidade e do asfalto, o Balneário Parque das Fontes está no caminho para o Salto Yucumã.
Agencia – RKV Turismo leva você!
A RKV oferece diversas opções de roteiros, com transporte para até 40 pessoas.
Edio: (55) 9 9983-8572 | Adriano (55) 9 9919-0529
E-mail: rkvturismo@hotmail.com
Av. Pelotas, 492, Centro, Derrubadas- RS.
Hotel em Tenente Portela
Salto Grande Turis Hotel
Apt standard com ventilador de teto ou ar cond. ou suite c/ hidro.
Diárias para casal.
Hotel Avenida
Avenida Redenção – Centro da cidade
Pousada da Lagoa
Km 03 da RS 330.
Com área de lazer, pedalinho, futebol sete, bocha, churrasqueiras, pesque pague, volei, piscina, etc. Apartamento com TV , sala e quarto, banho , cabana casal.
DICA: Melhor época de visitação é no verão. Nos meses de inverno as cheias fazem subir o nível do rio Uruguai, cobrindo a visão das quedas de água.
Outras Informações:
Rota do Yucumã Agência www.rotadoyucuma.com.br
Consórcio Rota do Yucumã www.turismoyucuma.com.br
Atenção: Para sua tranqüilidade e segurança informe-se com antecedência sobre as trilhas, horários, valores e serviços oferecidos pelo parque, pousadas ou guias pois podem ter sofrido alterações.