Parque Nacional da Serra dos Orgãos/RJ

 

Trilhas:

Petrópolis Teresópolis, 42 km de 3 a 4 dias. É necessário guia.

Trilha para a Pedra do Sino, ponto culminante da Serra dos Órgãos, altitude: 2.263m. Caminhada de dois dias, 14 km de subida longa e demorada, com muito zigue-zague, em torno de 5 á 6 horas até o Pico. Trilha bem demarcada e lugares para acampar. É recomendável sair bem cedo e pernoitar no Abrigo 4 ou acampar. A descida é mais rápida. Leve agasalho pois é frio lá em cima.

O cartão-postal do parque é a formação rochosa chamada de Dedo de Deus, com 1692 m de altitude. Na descida da Serra de Teresópolis-Guapimirim-Rio de Janeiro, na BR -116 no Mirante do Soberdo é possível observá-lo bem, 7 km de Teresópolis, (de manhã cedo é a melhor foto). Destacando-se ainda formações como: Dedo de Nossa Senhora (1.320 m), Pedra do Sino (2.263 m), Agulha do Diabo (2.050 m), Verruga do Frade (1.920 m), Pedra-Açu (2.245 m), Pedra de Ermitage (1.485 m).

Quando ir:
A temporada vai de abril a outubro, época mais seca e, portanto, longe das chuvas de verão. O frio pode chegar a alguns graus abaixo de zero, leve bom anorak.

Como Chegar:
Possui uma área de 10.527 ha e 87 Km de perímetro. Está localizada na região sudeste do Brasil, estado do Rio de Janeiro, nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. O acesso à sede do Parque é feito através da Av. Rotariana que liga a BR-116 à cidade de Teresópolis. Do Rio, pela BR 116. São 91 km até Teresópolis, e de lá seguir até km 98 para a entrada do Parque Nacional.

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
EnglishPortuguese