Chapada dos Veadeiros

Vila de São Jorge (Alto Paraíso de Goiás, GO)

Ficamos 5 dias acampados na Vila de São Jorge próximos à entrada do Parque Nacional.

Nos dois primeiros dias, fizemos as duas trilhas guiadas dentro do Parque Nacional – Saltos I e II e Cânions I e II (cada uma com 12 km ida e volta).

No terceiro dia, visitamos o famoso e surreal Vale da Lua: o passeio é curto, mas o local é tão bonito e tão fotogênico que ficamos o dia todo por lá.

No quarto dia, visitamos as cachoeiras Almécegas I e II e a Cachoeira São Bento: caminhadas bem mais curtas que levam a cachoeiras bem diferentes entre si.

No último dia, o Renato foi fazer outra caminhada puxada que leva ao único lugar de onde se pode avistar o Salto 2 de frente, a trilha da Janela e do Abismo; e eu, por outro lado, resolvi ficar no camping para atualizar algumas coisas no site. Foi bom tirar um dia para não fazer nada… sem o compromisso de ter que visitar ou ter que fotografar alguma coisa: liguei o notebook no meio do camping, e com o ventinho batendo e o som de araras vermelhas voando no céu, o “trabalho” virou um relax. Ou seja, foram 5 dias de muito banho de cachoeira, muito sol, muito calor e muitas paisagens fora do comum.

Existem duas trilhas que podem ser feitas dentro dos limites do Parque Nacional: a trilha que leva aos Salto 1 e 2 do Rio Preto e à Pedreira e a trilha que leva aos cânions 1 e 2 e à Cachoeira das Carioquinhas. Ambas as trilhas exigem um pouco de preparo físico e têm trechos íngremes ou sobre pedras que dificultam um pouco o passeio; mas, para quem está disposto a caminhar 12 km (ida e volta) em meio ao calor do cerrado, com certeza será recompensado.

Na segunda trilha, visitam-se os Cânions 1 e 2 e a cachoeira das Carioquinhas (trecho final com grande declividade): outro dia destinado a banhos deliciosos em piscinas naturais.

Na primeira trilha, visita-se os cartões postais do Parque: os Saltos do Rio Preto. Com 120 metros de altura, o Salto 2 não pode ser visitado pela sua base, e os visitantes se contentam com admirá-lo pela lateral; já o Salto 1, com 80 metros de altura, forma a maior piscina natural da região da Chapada com 300 metros de diâmetro. Nas suas margens, formam-se pequenas praias com areias brancas que deixam o mergulho ainda mais delicioso.

As águas do Rio Preto são escuras devido à presença de óxido de ferro, no entanto, são puríssimas. Quem não quer caminhar tanto, pode-se refrescar na Pedreira: uma seqüência de pequenas quedas d’água que forma pequenas piscinas com hidromassagem.

Vale da Lua

Além das trilhas percorridas dentro do Parque, a região de Veadeiros ainda guarda inúmeras belezas naturais, sendo que a mais impressionante é o Vale da Lua. O local pode ser acessado a pé a partir da Vila de São Jorge (6 km) ou de carro (9km). A paisagem do local é única: caminha-se pelo rio em meio a pedras que foram esculpidas por milhares de anos formando crateras que parecem saídas do solo lunar.

Perto de São Jorge, ainda pode-se visitar a Fazenda Raizama e a Morada da Sol. No caminho para Alto Paraíso, passa-se pelo Vale de Maytrea (muito procurado por místicos), pelo Morro da Baleia e, quase já na cidade, pode-se visitar as Cachoeiras Almécegas I e II e a Cachoeira São Bento (todas via Fazenda São Bento). A Almécegas I é procurada para a prática de cascading (trilha de 2,5 km) e a Almécegas II, por aqueles que só querem relaxar nas suas hidromassagens. Já a Cachoeira São Bento forma uma grande caverna que, segundo os moradores locais, abriga uma grande sucuri.

Estórias como essa e outras são contadas pelos guias locais (muitos deles eram garimpeiros antes da oficialização do Parque) durante as caminhadas. Além de estórias locais, os guias são muito bem preparados e comentam sobre a história, plantas medicinais, fauna e flora da região.

É difícil avistar animais, principalmente na época das secas, quando há pouco alimento. Já a flora mostra como o cerrado é um ecossistema especial: mesmo com os freqüentes incêndios e a escassez de água, flores nascem dos troncos retorcidos de muitas árvores queimadas dando um colorido todo especial à secura do cerrado.

Não importa qual é a maior atração de Veadeiros, se os seus atrativos místicos, esotéricos ou naturais: qualquer um que visitar a região vai, com certeza, encontrar uma razão para se apaixonar pelo local.

Dica:

Não visite as “águas termais” da região de Veadeiros. Os proprietários de cada um dos locais divulga que as águas têm mais de 30 graus, mas elas não passam dos 23. Aproveite melhor seu tempo na Chapada.

Como Chegar:

De Brasília, siga pela BR 020 (sentido Sobradinho) até Planaltina. A partir daí, siga pela GO 118 até Alto Paraíso de Goiás. Até a Vila de São Jorge, porta do Parque Nacional, são mais 30 km .

Onde ficar:

Prefira ficar em São Jorge, pois a entrada do Parque Nacional fica a 1 km da vila.

Quando ir:
A melhor época do ano para as caminhadas e para os banhos nas piscinas naturais vai de abril a setembro, a época da seca. Fora dessa época, muitos dos rios podem ficar perigosos para banho, com grande volume de água, fazendo com que algumas atrações fiquem fechadas (Cânion I) para o público e outras sejam feitas somente com o acompanhamento de um guia. Por outro lado, é somente na época da chuva que existem algumas cachoeiras, como a do Abismo, no Parque Nacional, e a do Morro da Baleia (no entanto, em nenhuma das duas é permitido o banho).

Quanto tempo ficar:
5 dias são suficientes para conhecer os principais atrativos da região, como os Saltos, os Cânions, o Vale da Lua, as Cachoeiras Almécegas e ainda sobra tempo para escolher algum outro passeio dentre as dezenas que existem na região. Se você dispor de menos tempo, fique pelo menos 3 dias para fazer as duas caminhadas no Parque e visitar o Vale da Lua.

O que não pode faltar na mochila: tênis confortáveis, roupa de banho e um agasalho, pois faz frio à noite.

Alto Paraíso, GO

Ontem, depois da caminhada, resolvemos desmontar o acampamento e ir pernoitar em Alto Paraíso. Encontramos uma pousadinha bem legal e com um precinho ótimo. Agora que estávamos já nos acostumando com a barraca, voltamos para a comodidade de um teto sobre as nossas cabeças. Pela manhã assistimos o jogo entre Alemanha e Coréia e, quando estávamos aprontando as coisas para pegarmos a estrada, apareceu um guia e acabou nos vendendo outro passeio.

E lá fomos nós para o Santuário das Pedras – Trilha do Rio Macaquinho. O lugar fica a 42 km de Alto Paraíso (30 km de terra), e é um recanto quase escondido, pouco visitado e repleto de quedas d’água e piscinas naturais deliciosas. Valeu o passeio. À noite, voltamos para a mesma pousada do dia anterior.