P. E. de Terra Ronca

Alto Paraíso, GO  – Parque Estadual Terra Ronca, GO

Na saída da Chapada dos Veadeiros não tinhamos um rumo definido, mas alguns quilômetros depois decidimos finalmente ir visitar a Gruta Terra Ronca, quase na divisa com a Bahia.

Rodamos até às 14 h e almoçamos em Monte Alegre de Goiás, onde conhecemos o Duffles, dono de um dos restaurantes da região e muito conversador e que fez um delicioso churrasco de picanha para a gente (sem dúvida, uma das melhores coisas da viagem é conhecer e conversar com as pessoas da região).
Já estava escuro quando chegamos na Gruta. Encontramos a casa do Ramiro (o guia mais experiente da região) e acabamos marcando a saída para amanhã de manhã. O camping na casa dele é só um cantinho ao lado da casa.

Gruta Terra Ronca
Acordamos às 6:30 e começamos a preparar as coisas para entrar na caverna. Tomamos café com calma e às 8:30 estávamos prontos. Ramiro mora a 300 metros da gruta e cuida dela melhor do que cuida da sua própria casa. Como alguém tinha que levar o carbureto além do Ramiro, essa tarefa coube a mim: foi legal, nunca tinha usado carbureteira antes, e realmente é muito melhor do que usar as lanternas de cabeça, pois ilumina muito mais.

A entrada da gruta já impressiona: são 90 metros de altura. Conhecer a gruta Terra Ronca é para quem não se importa com o escuro, nem de andar com as botas encharcadas, nem de nadar no meio de um rio submerso. Há um trecho em que tivemos que nadar para atravessar o rio de um lado a outro da caverna, tudo, é claro, só com a luz da carbureteira.

São 4 km até o Salão dos Namorados (a caverna tem 12 km no total), o mais bonito e cheio de espeleotemas. A caminhada é sobre pedras escorregadias e em meio a salões imensos embaixo da terra. Entramos na Gruta às 8:45 e saímos às 16h. Valeu a viagem cansativa até aqui. O Ramiro foi um guia excelente e mostrou-se uma pessoa realmente apaixonada pelo que faz. Ficamos proseando com ele mais um pouco em sua casa, depois desmanchamos acampamento e fomos pernoitar em São Domingos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
EnglishPortuguese